Menopausa e Andropausa - Desafios e Adaptações

7/6/20242 min read

Introdução às Mudanças Biológicas

Por volta dos cinquenta anos, o relógio biológico desperta para uma nova fase. Nesta etapa, as alterações hormonais e o desgaste cumulativo de anos de estresse, trabalho excessivo e preocupações começam a manifestar-se de forma mais acentuada no corpo e na mente. Mesmo que este comece a dar sinais de que precisa abrandar, muitas vezes, as rotinas e as exigências diárias continuam no mesmo ritmo, exigindo um esforço extra.

Impacto na Saúde e Autoestima

Um dos primeiros alertas desta fase é frequentemente o aumento de peso, com alteração na distribuição de gordura corporal. Sobretudo nas mulheres manifestam-se alterações na firmeza da pele. Este fenómeno, numa era que a juventude e abeleza são venerados, pode afetar significativamente a autoestima, pois os sinais de envelhecimento tornam-se mais evidentes. Além disso, o sono sofre alterações, o humor pode tornar-se mais instável e a performance sexual pode ser afetada. Estes fatores combinados fazem desta fase um período crítico para a saúde física e mental, muitas vezes propicios a que se instalem problemas crónicos.

Adaptações Necessárias

Para enfrentar os desafios da menopausa e andropausa, é essencial adotar algumas mudanças no estilo de vida. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes apropriados a esta fase, aliada à prática regular de exercícios físicos, pode ajudar a controlar o peso e melhorar a saúde geral. Práticas de relaxamento, como meditação, pilates, yoga e Tia Chi, podem ser benéficas para a saúde mental. É igualmente importante procurar orientação de profissional de saúde capacitado para o orientar na gestão dos sintomas e na prevenção de complicações futuras.

Preparação para os Próximos Anos

Esta fase da vida é determinante para o tipo de saúde que se pretende cultivar para os anos seguintes e para a velhice. Investir em hábitos saudáveis agora pode garantir uma melhor qualidade de vida no futuro. É fundamental reconhecer os sinais do corpo e adaptar as rotinas conforme necessário, zelando pelo equilíbrio entre as exigências diárias e o cuidado com a saúde.

As várias abordagens da Medicina Chinesa, desde a Acupunctura, Fitoterapia e Dietoterapia Chinesa, complementando com Suplementação, Técnicas de Relaxamento e Bem-Estar, aliadas a estilos de vida saudáveis e rastreios de saúde adequados, marcarão certamente a diferença no decorrer das próximas décadas.

Cada situação, cada pessoa tem a sua própria condição, que requer um programa individualizado, personalizado, á medida das suas necessidades.

Na consulta de Medicina Tradicional Chinesa é feito o diagnóstico da situação energética de cada pessoa, enquadrando as orientações terapêuticas nas suas necessidades, rotinas e hábitos de vida.